O lado bom da vida por Matthew Quick.

Eu li O lado bom da vida faz mais ou menos 1 mês. Eu demorei um tempo pra conseguir “engrenar” na leitura. Estava com o livro há algum tempo (tks, Livs), mas não conseguia LÊ-LO (maiúsculo mesmo). Até que num dia de insônia eu li o livro quase inteiro na madrugada. Ele é pequeno, mas eu não conseguia entrar em um ritmo legal de leitura. Vou explicar o porquê:

Pat acabou de ser tirado sair de um instituição psiquiátrica (pra não dizer hospício), no qual ele ficou internado alguns meses (segundo as contas dele) e nem ao menos se lembra o motivo de estar lá. Mesmo não sabendo o que aconteceu ele sai determinado a ser uma pessoa melhor pra acabar com o “tempo separados” e voltar logo com sua esposa Nikki. Ele realmente fica obcecado com isso (em algumas partes do livro eu podia jurar que a Nikki sequer existia) e em se manter em forma. Ele é completamente louco e só saiu do manicômio porque sua mãe assinou um termo na justiça que tinha como condição ele continuar seu tratamento fora do hospital e se manter longe de Nikki. Ele grita, ele vê coisas, ele fala sozinho e ele tem umas ideias muito absurdas sobre como as coisas são. Ah, ele tem uma coisa absurda com Kenny G. Ele simplesmente não o suporta e suas músicas o fazem surtar. Ele conhece Tiffany que é outra doida de pedra. Misteriosa, manipuladora, insistente. Tudo que a gente sabe de Tiff é que ela também está meio total desequilibrada, que o marido dela morreu e que ela foi demitida. Eu achei ela bem parecida com Pat. Personalidade forte, diz o que sente. Sem mais nem menos ela resolve segui-lo todos os dias em sua corrida de rotina (ele é obcecado em manter a forma, lembra?). Todos os dias que Pat sai pra correr (a hora que for), ela está lá fora se alongando esperando seu “companheiro” de corrida. Ele a convida pra jantar um dia porque ele pensa que é isso que ela quer: um pouco de atenção. Nada feito. Ela não desiste mesmo. E, afinal, o que ela quer com ele?

Apesar de ter demorado pra entrar em um ritmo de leitura legal, quando entrei curti bastante. A ideia de Pat sobre ver o lado bom da vida é muito boa. Ultimamente as pessoas realmente andam muito pessimistas. O livro é bom, cheio de mistérios. Que no filme eles não são tão fiéis (nem um pouco!). Não vou começar a falar do filme senão serão só reclamações. Eles estragaram! Digo, o filme não é ruim… se você não leu o livro. No livro o pai de Pat não fala com ele, evita ao máximo e Pat fica insistindo. Já no filme eles fizeram ao contrário… argh! Fiquei tão decepcionada que dormi. Aluguei atoa. Chega de falar do filme. Eu recomendo o livro, é bem legal.

5 thoughts on “O lado bom da vida por Matthew Quick.

  1. Concordo plenamente que o filme não é tão ruim se você NÂO leu o livro. Eu também li esse livro recentemente e gostei muito, então fiquei ansiosa para assistir ao filme. Mas quando eu assisti, tive a mesma reação que você. Fiquei indignada !
    Mas enfim né, o livro é muito legal e é isso o que importa *–*

  2. Gente do céu, acho que sou uma das únicas pessoas do mundo que gostaram mais do filme do que do livro, achei que no livro tiveram alguns pontos que me tiraram completamente do sério (tipo as citações ao futebol fora de hora e Pat vendo o lado bom da vida em momentos que a realidade estava cansando de bater na porta). Gostei do livro mais ou menos, mas acho que o meu problema foi ter ido com muitas expectativas :( Estou adorando seu blog, parabéns pelo trabalho :)

    • Não é a única pessoa, já vi pessoas falando que gostaram mais do filme, que o livro é chato e tal. Eu, particularmente, gostei mais do livro. Confesso que algumas partes foram meio chatas, a rotina tomou conta da história, mas valeu a pena (♥). Muito, muito obrigada.

